pontos:
1. Benjamin e a reprodutibilidade técnica.
2. A escola de Frankfurt e as indústrias culturais. As indústrias criativas.
3. As teorias possibilistas (Brecht e Enzensberger). Os meios electrónicos como meios manipuláveis por excelência.
4. A questão da técnica em Martin Heidegger e Herbert Marcuse.
5. Relação entre modos de produção e ideologia (Marx). Ala da Escola de Frankfurt mais radical (Adorno e Horkheimer) e Jünger Habermas.
6. Frederic Jameson e a lógica do capitalismo tardio.
7. William Burroughs e a revolução electrónica.
terça-feira, 3 de março de 2009
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Uma vez que falaremos do texto RIZOMA na próxima aula, sugiro, para quem tal como eu teve alguma dificuldade em interpretá-lo, a consulta do link http://bocc.ubi.pt/pag/teofilo-fernando-Tuberculos-Internet.html, o texto "Tubérculos Capitalismo Esquizofrenia e a Internet - Segundo Deleuze e Guattari" foi escrito por Fernando Teófilo em 1998, de uma forma mais simples expõe os conceitos apresentados no RIZOMA.
ResponderEliminarSim, pode servir como um resumo das teorias apresentadas por D e G. O que nos interessa do texto para a aula são as propostas que estes dois autores apresentam (discutíveis ou não!), e a sua relação com a cibercultura como fenómeno, e não com a net como meio em si. Interessa mais todas as implicações que dela (net) surgem a nível social, histórico, e até do próprio conceito de memória colectiva. Outro aspecto importante é a sua relação com as novas formas de trabalho que daí surgem; os novos fenómenos de sociabilidade; a abertura a um tipo de conectividade até aqui desconhecido, etc, etc. O texto servirá como base de discussão.
ResponderEliminarJá adicionei o link do texto de Fernando Teófilo sobre Deleuze e Guattari no apartado Links::textos
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