sexta-feira, 8 de maio de 2009

3ª proposta

Uma advertência: não percam demasiado tempo com a aparência do blogue e cinjam-se aos conteúdos, que é o mais importante. A produção de pequenos textos em forma de mensagem que organizem, expliquem e contextualizem o material que irão recolher na net é fundamental, assim como as hiperligações a outros blogues, sites, etc., como estarão organizadas e qual a pertinência dos conteúdos.

Volto a insistir: eu não pedi para criarem um site, mas sim um blogue.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

elementos de avaliação relativos à 3ª proposta

cotação (40% = 8 valores):

a. 3
b. 2
c. 1,5
d. 1
e. 0,5


a. Quais os conteúdos (textos, imagens, vídeos, sons, etc.) que cada grupo irá produzir e encontrar na web para ser publicado no blogue. Qual a relevância e pertinência dos mesmos em função do programa da disciplina escolhida. A escolha do título do blogue também é importante e será tida em conta.

b. A estruturação desses conteúdos no blogue, seja através das sucessivas entradas de mensagem; através dos diferentes links localizados nas mini-aplicações; ou através de etiquetas.

c. Actualização (e qual a frequência) dos conteúdos a partir do momento em que o blogue está disponível online, até o dia de avaliação (9 de Junho).

d. Aspecto gráfico (tendo em conta as limitações do formato blogue). Tem de ser apelativo q.b. e fazer referência ao programa da disciplina escolhida. Não esquecer que o mais importante é a informação que irão utilizar e desenvolver, o interesse dos links seleccionados, etc.

e. Elementos extra. Questões que tenham a ver com a aparência e/ou organização diferentes do aspecto habitual de um blogue.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

resumo aula 21-04-2009

principais itens discutidos em relação à acessibilidade, usabilidade e navegabilidade:
1. Acesso universal?
2. Organização e estruturação do menu de navegação principal.
3. Localização do utilizador em cada página.
4. Semântica dos conteúdos.
5. Consistência gráfica.

*

Os 3 níveis de prioridade segundo W3C (WWW Consortium):
1 (A) aspectos que têm de ser modificados; 2 (AA) que devem ser modificados; e 3 (AAA) que podem ser modificados.